PAINELISTAS-DEBATEDORES

ÂNGELO VOLPI NETO

Titular do 7º Tabelionato de Notas de Curitiba

Ex-presidente do Colégio Notarial do Brasil- Conselho Federal

Autor dos livros “Comércio Eletrônico Direito e Segurança” e “A vida em BITS”

Membro do Conselho Honorário da União Internacional do Notariado,

Presidente fundador e honorário do IMAB-BR.

ELIZANDRO SABINO

Atualmente é Secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana na Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Advogado militante, Especialista em Família e Sucessões, Mestre em Direito Público com ênfase em Políticas Públicas;

Conselheiro Tutelar em Porto Alegre no ano de 2001 e reeleito em 2004;

Assessor Parlamentar da Secretaria de Obras (SMOV);

Coordenador Jurídico do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB);

Vereador eleito na cidade de Porto Alegre em 2012, e reeleito em 2016 com sendo o Vereador mais votado do PTB no Estado do Rio Grande do Sul;

Atuou como Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal de Porto Alegre e Presidiu a Comissão de Transporte Urbanismo e Habitação (CUTHAB);

Reinstalou a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes, da qual foi Presidente.

BIRATÃ HIGINO ALMEIDA GIACOMONI

Graduado em economia pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná, pós graduado em Relações Intersindicais e Trabalhistas pela Fundação Latino Americana de Ciências Sociais- FLASCO e em Relações Sindicais pela Faculdade de Administração e Economia- FAE.

Iniciou sua carreira sindical no Ministério do Trabalho, onde atuou como servidor no setor de mediação e conflitos coletivos. Assumiu a função de chefe do departamento sindical do Comércio varejista pelo período de 1992 a 1997. Criou a CBC Consultoria Empresarial, onde é sócio diretor até a atualidade e presta serviços a Federação dos Notários e Registradores- FEBRANOR e a diversos Sindicatos representativos dos cartórios no Brasil todo, sendo consultor negocial e sindical dessas Entidades.

LEONARDO LAMACHIA

Advogado;

Conselheiro Estadual da OAB/RS;

Vice Presidente Instituto dos Advogados do RS – IARGS;

Membro Titular do Conselho Diretor do Centro de Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Rio Grande do Sul;

Membro efetivo da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB 2007/2010;

Catedrático de Direito Societário do Centro Miguel Reale – ABF;

Professor da Escola Superior de Administração, Direito e Economia – ESADE;

Membro efetivo do Instituto de Direito e Economia do Rio Grande do Sul;

Membro Efetivo do Instituto de Estudos Jurídicos da Atividade Rural – IEJUR;

Presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe – Biênio 2014/2015, 2016/2017;

Vice-presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça – FEBRAC – Gestão 2016/2017.

LUCIANO DA SILVA LOPES, OU LUCIANO POTTER

É um jornalista, apresentador de televisão, radialista e humorista brasileiro. Foi um dos integrantes do Programa Y da Rede Atlântida, foi também apresentador do Patrola, da RBS TV – RS. Atualmente é radialista na Rádio Gaúcha, é um dos integrantes do programa Pretinho Básico da Rede Atlântida.

  MARCELO DA COSTA ALVARENGA

Oficial de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas da Cidade de Santos – SP, Coordenador do Departamento de Títulos e Documentos e Novas Tecnologias do IRTDPJBrasil.

MARCOS COSTA SALOMÃO

É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos –UNISINOS

Especialista em Direito Notarial e Registral pela Universidade de Passo Fundo-UPF

Mestre em Direito pela URI- Santo Ângelo.

É Registrador Público e Tabelião concursado no Rio Grande do Sul.

Professor do componente curricular de Direito de Família e Direito Notarial e Registral na FEMA (Fundação Educacional Machado de Assis) em Santa Rosa/RS.

ONYX LORENZONI

Onyx Lorenzoni é veterinário, foi duas vezes deputado estadual no RS e está no 4° mandato como Deputado Federal. Menos impostos, direito à legítima defesa, segurança pública e combate à corrupção são suas principais marcas.

Reconhecido como um dos mais combativos parlamentares, Onyx fez parte de momentos históricos do país, como a CPMI dos Correios, que revelou o esquema do Mensalão, e a CPI da Petrobras. Ano passado, teve atuação destacada na relatoria do projeto das Medidas Contra a Corrupção e Enriquecimento Ilícito, baseado nas 10 medidas do MPF, que recolheram mais de 2 milhões de assinaturas.

Foi o primeiro líder do partido DEM na Câmara dos Deputados e vice-líder por vários anos. Atualmente é secretário geral da Executiva Nacional do Democratas e presidente do partido no Rio Grande do Sul.

Livros publicados: Os 500 dias do PT no governo são outros 500 (2000); Discursos de Oposição (2004); Porto Alegre, uma Capital para o Mundo (2004); A Máfia da Estrela (2006); Fazendo a Diferença (2010); A Máfia da Estrela 2 – O Julgamento (2013).

PAULO DE TARSO SANSEVERINO

Ministro do Superior Tribunal de Justiça desde agosto de 2010, é Mestre e Doutor em Direito Civil (UFRGS), e Professor de Direito Civil na PUCRS, na Escola Superior da Magistratura e em Cursos de Pós-Graduação em Direito.

Desempenhou as seguintes funções no RS:

Membro eleito do Órgão Especial do Tribunal de Justiça;

Desembargador do TJRS, atuando na Nona Câmara Cível e na Terceira Câmara Cível;

Juiz de Direito, atuando nas Comarcas de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Não-me-Toque, Santiago, Santa Maria e Porto Alegre;

Juiz Eleitoral da Segunda Zona Eleitoral de Porto Alegre;

Membro da Comissão de Organização Judiciária (COJE) do TJRS;

Diretor da Escola Superior da Magistratura (Ajuris);

Promotor de Justiça, aprovado em 1º lugar em concurso público, atuando nas Comarcas de Gaurama e Encruzilhada do Sul;

Autor de livros e artigos jurídicos.

  PAULO ROBERTO DE CARVALHO RÊGO

1º Oficial de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas da Cidade de São Paulo –SP, Presidente do IRTDPJBrasil

PAULO ROBERTO GAIGER FERREIRA

26º Tabelião de Notas de São Paulo;

Graduado em Direito e Jornalismo, é especialista em Direito Empresarial e em Direito Notarial (Universidade de Salamanca), Professor em cursos de graduação e pós-graduação;

Co-autor dos livros:

Escrituras Públicas – Separação, divórcio, inventário e partilha consensuais, editado pela Revista dos Tribunais em 2007;

Ata Notarial – Doutrina, Prática e Meio de Prova, editado pela Quartier Latin, em 2010;

Tabelionato de Notas – Coleção Cartórios, editado pela Saraiva, em 2012. Colaborou com artigos em muitas outras obras, dentre as quais:

É membro da Academia Notarial Brasileira e conselheiro da União Internacional do Notariado – UINL.

É presidente do CNB – Previdencia, vice-presidente do Colégio Notarial do Brasil, seção São Paulo, e diretor do CNB, Conselho Federal.

RONALDO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

É deputado federal pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB/RS) e integrante da bancada evangélica. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) de Porto Alegre, tem especialização em Gestão Pública pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Foi diretor do Departamento de Transportes da gestão da governadora Yeda Crusius (2007 a 2008) e diretor-presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) até 2010, quando foi eleito suplente para a Câmara Federal. Em 2014 foi eleito Deputado Federal pela segunda vez. Foi empossado ministro do Estado do Trabalho pelo presidente em exercício Michel Temer no dia 12 de maio de 2016.

SÉRGIO AFONSO MÂNICA

Tabelião Titular do 5º tabelionato de Porto Alegre, bacharel em direito e pós-graduado em Direito Notarial e Registral pela UNISINOS.

Exerceu, a partir de 1971, na Comarca de Estrela, além da titularidade do Tabelionato de Notas, por designação judicial, as seguintes funções: Oficial Judicial; Distribuidor do Foro; Oficial de Registro de Imóveis; Oficial de Registro Público; Escrivão e Observador Eleitoral.

Em 1970 aprovado em 1º lugar no Concurso Público para Tabelião exerceu a função durante 24 anos na cidade de Estrela, RS. Por promoção deferida pelo Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul assumiu em 14 de julho de 1995 a titularidade do 5º Tabelionato de Notas de Porto Alegre.