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XIV Encontro Notarial e Registral do RS debate Comunicação, Marketing e os 180 Anos do Registro de Imóveis do Brasil

Seguindo a rodada de palestras do segundo dia do XIV Encontro Notarial e Registral do RS nesta sexta-feira (19.05), o painel “Comunicação, Marketing e os 180 Anos do Registro de Imóveis do Brasil: Como reposicionar a imagem perante a sociedade” foi moderado pelo presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Ricardo Martins.

“Eu hoje estou muito feliz e honrado por estar moderando este painel comemorativo dos 180 anos do Registro de Imóveis do Brasil. Me orgulho bastante em dizer que o Registro de Imóveis é o meu sacerdócio, quem me conhece sabe que eu vibro, inclusive, nas pequenas conquistas, eu sou realmente um entusiasta de cada passo evolutivo”, salientou Ricardo Martins.

Em seguida, o presidente do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e diretor de Relações Institucionais da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Flaviano Galhardo, apresentou a evolução histórica do registro imobiliário brasileiro. “Trazer a história para conhecimento não só interno, mas para o cidadão, a população brasileira, a cadeia produtiva, governos. Quando a gente apresenta para parlamentares e autoridades, que nós temos um sistema que está completando 180 anos, eles não acreditam. Nós somos mais velhos que a Caixa Econômica Federal, eu até brinco que nós somos o primo mais velho”, reforçou Flaviano.

De acordo com o presidente do IRIB, Jordan Fabrício Martins, “a revolução histórica da legislação do Registro Imobiliário Brasileiro é do ponto de vista legal, quando a gente fala em 180 anos do Registro de Imóveis buscando um marco simbólico a partir da legislação, porque o Registro de Imóveis é bem mais antigo, a publicidade imobiliária é bem mais antiga, como a própria atividade do tabelião”.

Para dar andamento ao painel, a diretora da Prefácio Comunicação, Ana Luiza Purri, falou sobre a campanha do RIB “há 180 anos registrando os sonhos dos brasileiros”. Tramita no Senado Federal um projeto de lei para instituir o “Dia Nacional do Registro de Imóveis do Brasil”. Segundo o texto apresentado, a data escolhida, 21 de outubro, e remete à criação do Registro Geral de Hipotecas (Lei n. 317/1843), no reinado de Dom Pedro II, representando o primeiro regramento jurídico nacional sobre o registro de propriedades no país.

“Estou muito feliz de estarmos aqui falando sobre comunicação. Eu como diretora em uma agência especializada em criar branding e gestão em comunicação, é sempre um prazer falar de comunicação, e acho que um prazer maior ainda quando temos oportunidade de falar sobre uma marca como o RIB, que a gente está nesse projeto desde o início”, pontou Ana Luiza.

A diretora de comunicação do RIB e diretora de Qualidade, Comunicação e Eventos da Associação dos Registradores de Imóveis do Paraná (Aripar), Caroline Ferri, falou sobre a felicidade em estar em uma “plenária qualificada e na importante presença do Lamana Paiva, que é nosso anfitrião e uma pessoa com uma energia incrível, aliás, pode simbolizar o nosso Registro de Imóveis no futuro”, concluiu, trazendo informações sobre o trabalho forte pelo registro imobiliário do Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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