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Implantação de sistemas de Qualidade em cartório é tema abordado no XIV Encontro promovido pela Anoreg/RS

Na última sexta-feira (19/05), durante o XIV Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul, um dos temas abordados foi “Qualidade Total: Transformando Excelência em Rentabilidade”. A palestra aconteceu no teatro da PUCRS, em Porto Alegre (RS).

Os palestrantes acompanharam o painel que teve moderação da presidente do Sindicato dos Registradores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Sindiregis), Vânia Maria de Bernardes, e participação da diretora da Resilience Assessoria Administrativa, Sabrina Gomes Regra; da diretora da TXAI, Denise Fernandes da Cruz; do diretor Estadual de Qualidade da Anoreg/RS, Eduardo Kindel, e da diretora nacional de Qualidade da Anoreg/BR, Maria Aparecida Bianchin.

Em sua fala, a diretora da TXAI falou do propósito da existência dos cartórios extrajudiciais. “A implementação da qualidade na gestão do cartório resulta no aumento do faturamento e na redução de despesas”, disse.

Já Sabrina Gomes Regra falou sobre excelência e rentabilidade dos cartórios através de processos eficientes e eficazes, prestação de serviço de qualidade e missão dos cartórios. “Toda vez que o desavio ficar muito grande voltem a pensar na missão de vocês. Nós oferecemos dignidade e prevenção para os cidadãos”, disse. Segundo ela, a missão também deve ser transmitida a toda a equipe do cartório para que eles também se comprometam com a gestão.

“Vocês precisam mostrar aos funcionários de vocês a missão de vocês, que é muito mais do que praticar um ato. Nós estamos é mudando o país, que não pode ficar sem um cartório”, completou.

Por sua vez, o diretor estadual de Qualidade da Anoreg/RS destacou o papel do gestor na definição dos processos do cartório, na referência na cultura organizacional e como peça-chave para o sucesso.

Segundo ele, o gestor é responsável por disseminar a culta de qualidade no cartório e transformá-la em uma prática constante. Ele deve incentivar os colaboradores a se engajarem no programa de qualidade. “A peça-chave para o sucesso do programa de qualidade nos cartórios é o gestor. Ele é responsável por liderar as equipes, definir os processos, disseminar a cultura de qualidade, facilitar a implementação do programa e avaliar os resultados”, disse Eduardo Kindel.

Já Maria Aparecida Bianchin enfatizou a normatização dos serviços oferecidos pelos serviços notariais e de registro, citando a norma ABNT NBR 15906:2010,  que estabelece os requisitos de sistema de gestão empresarial para demonstrar a capacidade dos serviços notariais e de registro de gerir seus processos com qualidade, de forma a satisfazer as partes interessadas, atender aos requisitos legais, elementos de gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional.

Ela ainda salientou o programa Cartório TOP, o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) e o Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral, ambos da Anoreg/BR. “O que nós queremos é um excelente conteúdo que vai permitir que qualquer cartório, de qualquer tamanho possa atingir patamares maiores, e isso vai refletir em nosso Prêmio de Qualidade Total”, disse a diretora nacional de Qualidade da Anoreg/BR. “Qualidade não é apenas uma palavra é um investimento”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

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